-
Arquitetos: Voilà!
- Área: 290 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nacho Cordero
Descrição enviada pela equipe de projeto. Fugindo das construções residenciais que a cercam, a ideia dessa habitação surge a partir da paisagem rural próxima ao bairro. É inspirada nas fazendas que pontilham a paisagem nas fronteiras entre a cidade e o campo, onde simples edificações de natureza industrial ou agrícola aparecem.
A ideia é resumida no conceito de "fazenda". Um terreno recreativo em um bairro periférico com uma aparência semelhante às edificações industriais e agrícolas próximas, mas com uma alma feliz para a vida familiar.
Em conformidade com as regulamentações de planejamento urbano, o volume está localizado na extremidade norte do terreno, dentro dos alinhamentos obrigatórios, liberando o jardim na faixa sul do terreno. A casa foi projetada no térreo e primeiro andar, além de um subsolo que é iluminado por um pátio na separação com o limite norte. A construção é limitada em termos de metros cúbicos, por isso, foi decidido fragmentar o volume para gerar espaços adicionais de terraço.
A localização funcional das peças se desdobra ao longo desse eixo longitudinal, voltado para o sul e direcionado para o jardim.
A faixa norte da casa abriga os usos de serviço voltados para o norte, como circulações e áreas molhadas.
Apesar de ser um volume simples, espaços mais complexos são gerados ao esvaziar cada andar.
Foi projetado um volume com alto grau de compacidade, isolamento e estanqueidade seguindo os padrões passivhaus. O mesmo acabamento de chapa perfilada é usado em ambas as fachadas e telhados. No interior, materiais mais amigáveis, como a madeira, são introduzidos para fornecer calor ao espaço de convivência.